O canal DogTV estreou-se, esta semana, na Europa, através de uma parceria com a plataforma alemã Entertain, da Deutsche Telekom. Depois de ter sido criada há dois anos nos Estados Unidos, com transmissão no Japão, Coreia do Sul e Israel e um milhão de assinantes a nível mundial, este canal televisivo para cães chega agora à Alemanha. E na lista dos próximos destinos europeus estão o Reino Unido, Irlanda e França. As transmissões arrancaram na segunda-feira (17 de novembro) para um público alvo estimado de sete milhões de cães, com uma programação definida de acordo com as "preferências" destes animais de estimação, após estudos e análises do seu comportamento em frente à televisão. O objetivo não é que os cães fiquem horas a fio diante do televisor, mas de os distrair quando estão sozinhos em casa, explica Nicholas Dodman, professor de Veterinária da Universidade de Tuftf (EUA).
Segundo a DogTV, entre 60 a 70% dos donos deixam a televisão ligada quando saem de casa para que os seus cães não se sintam sozinhos. Estes "telespetadores" de quatro patas reagem particularmente ao movimento e a outros animais, fatores que definem os programas emitidos na DogTV.